Figura 1 - Equipe com o protótipo final após apresentação
Fonte: Própria
APRESENTAÇÃO FINAL AO PÚBLICO
Após todas as etapas documentadas neste blog, o projeto foi apresentado para a turma e orientador, concluindo o desafio de maneira satisfatória. Com a conclusão do projeto a equipe pôde perceber a imensa importância deste em relação ao estudo da dinâmica dos corpos, propiciando aos graduandos envolvidos uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e aplicar a teoria já conhecida em uma atividade prática. Tendo em vista essas informações, o sistema proposto pelos orientadores e construído pelos alunos seguiu aos requisitos, sendo efetivo em relação ao desafio proposto, isto é, o aquecimento do fluido (água) gerado pela radiação solar que atuou diretamente sob o sistema do aquecedor, assim como a construção de um suporte com angulação variável para melhor captação de energia proveniente do sol, também requisitado pelo orientador e eficiente quando testado.
RESULTADOS
No projeto, após a transferência do calor da serpentina para a água, houve uma variação de aproximadamente 20 graus, como pode ser visto no vídeo disponível neste blog, fazendo com que a água, fique em torno de 52 graus, um pouco alto para um consumo em um banho por exemplo. Porém, isso é um pico de temperatura, o qual com o passar do tempo diminuiria e, usando um segundo reservatório, a água atingiria uma temperatura mais agradável com o passar do tempo.
Além disso, a vazão calculada foi cerca de 1 litro a cada 50 segundos, resultados muito satisfatórios, visto que este funciona apenas com a força da gravidade.
Além disso, a vazão calculada foi cerca de 1 litro a cada 50 segundos, resultados muito satisfatórios, visto que este funciona apenas com a força da gravidade.
Vídeo comprovando a funcionalidade do protótipo e todo o seu desenvolvimento.
AGRADECIMENTOS
Gostaríamos de agradecer a toda equipe do Theoprax, especialmente Gilson e Alex, responsáveis pelo laboratório. Além disso, agradecemos ao professor Dourival Júnior, por todo o apoio prestado no desenvolvimento do projeto e a todos os colegas de turma que ajudaram direta e indiretamente na construção do protótipo e execução do projeto.
Postagem feita por Caio Ramon Sousa, João Rocha, João Vitor Maciel e Rogerio Lima dos Santos Júnior.